A antiga estrutura, já com mais de 40 anos, vai ser demolida, mas não está ainda determinada a data.
O Porto de Leixões congratula-se com uma obra que, segundo os responsáveis contactados, vai "aumentar significativamente a capacidade" daquela infra-estrutura, tornando possível a entrada de navios com maiores dimensões (como é o caso dos Panamax, que podem carregar até 14 contentores atravessados no convés) e "viabilizando o acesso de 75 % da frota mercante na área da carga contentorizada". O projecto surge como necessidade de acompanhar o "desenvolvimento actual do Transporte Marítimo, correspondendo aos requisitos associados às necessidades das Cadeias Logísticas".
A nova ponte móvel representa um investimento de 12,8 milhões de euros (comparticipado pelo programa comunitário POAT - Programa Operacional de Acessibilidades e Transporte) que, para além da intervenção acima referida, prevê o alargamento do canal navegável de 59 para 77,5 metros, o alargamento do tabuleiro e viadutos de acesso e a melhoria dos acessos rodoviários. Está também preconizada a cobertura da faixa pedonal e a instalação de dois elevadores.
2 comentários:
Amigo Nuno, não conheço a zona nem a ponte. Mas se esta vai dar lugar a outra mais eficaz se vai trazer uma mais valia para Matosinhos. Óptimo
Um abraço, bom final de semana.
Amigo, são os tempos...
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